Aos Sargos em Lisboa

Nov 20, 2023

 

Olá, companheiro!

Como provavelmente já reparaste, na grande maioria das vezes, faço o possível para pescar em lugares de acesso um pouco mais difícil. Não necessariamente são mais perigosos, mas porque é preciso fazer uma grande caminhada ou porque só é possível chegar de Jipe, algo que desencoraja a maioria dos pescadores.

O principal motivo de eu dar preferência a esse tipo de pesqueiros é porque gosto de montar o meu plano de pesca e executá-lo sem interferências. Outro motivo não menos importante é porque gosto de estar sozinho para poder fazer os vídeos, sejam eles para o nosso blog, para o YouTube ou para o nosso curso.

No entanto, ainda existem alguns pescadores que acreditam que os pesqueiros de acesso difícil são melhores do que os pesqueiros de acesso fácil.
Assim sendo, aproveitei uma altura em que estava sem o meu Jipe para ir, mais uma vez, tentar fazer uma pescaria num pesqueiro de acesso muito fácil.

Assim foi, acabei por ir pescar aos Sargos em Lisboa 😁

Não foi difícil escolher pesqueiro. No primeiro local que parei para ir ver o mar, foi logo onde fiquei. Paguei o parquímetro e fiquei no pesqueiro mais próximo de todos, pois vi que estava a reunir todas as condições para se poder pescar uns Sargos.

Desci ao pesqueiro, fiz um balde de engodo e comecei a pescar.

Assim que a boia caiu na água, senti logo um puxão, mas estava distraído a colocar uma colher de engodo e não ferrei o peixe. Tirei a pesca e tinha a isca estragada. Arranjei a isca, lancei e pouco tempo depois já tinha o primeiro sargo ferrado. Não era um Sargo muito grande, mas estava bem gordinho. Mesmo assim, e embora tivesse um tamanho bem superior à medida legal, devolvi-o ao mar para que fosse crescer mais um pouco 😀

Fiz mais uma isca de Sardinha e voltei a lançar. Não demorou quase nada e a boia tinha desaparecido na espuma branca. Fiz a ferragem e percebi logo que este já era um peixe maior, este já tinha força. Não estava a acreditar na atividade que aquele pesqueiro estava a ter. Tinha feito três lançamentos, senti sempre peixe e agora estava a ter uma luta espetacular com um bom exemplar. 😀 Adoro quando um plano dá certo! Era um peixe com muita força que deu uma luta maravilhosa, mas com calma consegui fazê-lo chegar junto a mim. E agora? Coloco o cesto ou arrisco o levantar a peso?

Como tinha acabado de fazer a montagem e no estralho tinha a linha Julia Rod Remak 0,20mm que praticamente ainda nem tinha sofrido nada, estava muito confiante que esta ia aguentar o peso do peixe, e assim foi. Muito devagarinho, fui levantando o Sargo da água. Confesso que quando a Barros Versátil Pro começou a dobrar toda e o Sargo não saía da água, comecei a ficar preocupado 😁, mas felizmente, desta vez correu tudo bem e ganhou o pescador. Quando vi o peixe cá em cima nem queria acreditar de tão grande que era, mas que grande Sargalhão!


Ainda estava a tremer e a desferar o peixe, quando me apercebi de dois pescadores a descer na direção da pedra onde eu estava a pescar. Pensei: pode ser que passem por aqui e vão para as muitas outras pedras mais para Norte. Mas não, assim que chegaram, pousaram as coisas no chão e muito rapidamente começaram a "pescar" (sim, pescar entre aspas, pois eles estavam à pesca, mas não a pescar) ficaram mesmo ao meu lado.

Ainda tentei lá ficar, pois também não quero ser um bicho do mato que foge dos pescadores 😂. Mas, na verdade, já não estava lá a fazer nada, pois as linhas deles impediam-me de colocar a minha pesca onde estava o peixe. Por esse motivo, decidi dar a pescaria por terminada. A pesca para mim já não estava a ser um prazer, e já tinha provado mais uma vez que para se fazer boas pescarias não há necessidade de ir para pesqueiros perigosos. O que é preciso realmente é saber quando os pesqueiros estão bons para pescar ou não. Neste dia, aquele pesqueiro estava a fervilhar de vida, o peixe estava lá e a pegar com muita vontade. Para mim, já não tenho interesse em fazer grandes alcofadas de peixe, a minha missão estava cumprida e fui-me embora todo feliz.

Mais uma vez, apelo aos pescadores para respeitarem o espaço e o sossego dos colegas. Não sejam galifões, existem muitos pesqueiros e muitos peixes. Se souberes procurar, vais encontrar um bom pesqueiro sem incomodar ninguém.

Abraço, MM.

Companheiro se gostas realmente de pesca e queres tornar-te um pescador que faz boas pescarias regularmente, isto é para ti!
Criei um curso com 60 vídeo-aulas, mais de 23h de puro conteúdo que já ajudou milhares de pescadores. 

CONHECER O CURSO

Ebook Grátis
Os 6 erros que te impedem de apanhar peixe.

Este livro digital é um despertar.
Descobre aqui os erros que estão a impedir-te de apanhar peixe!

Não te preocupes, não vou passar o teu e-mail a terceiros ; )