Atenção à linha e ao nó

hermínio rodrigues pesca achigã Oct 25, 2019

Atenção à linha e ao nó

 

O nó de Palomar é o mais simples que conheço e um dos mais eficazes. Aconselho-o sempre, não só pela facilidade de execução, como por passar dobrada no elo do anzol, mas reveste-se de um outro aspeto muito importante.

 

O nó de palomar desperdiça sempre um pouco de linha quando se faz o nó. Uma vez que a linha passa dobrada e faz um elo onde tem de passar a amostra, é necessário deitar fora alguma linha. Esse desperdício pode ser a salvação da nossa linha e, consequentemente, um garante das nossas capturas.

 


A simplicidade e a segurança deste nó coloca-o nas nossas opções

 

Este tema da preservação da integridade da linha leva-nos a uma ideia mais vasta, que visita os pescadores nos seus sonhos e no dia a dia da pesca, e que consiste em saber como evitar perder peixes, especialmente os maiores, que têm mais força, são mais aptos em tudo e isso retira-nos alguma margem de manobra e perdoa menos os nossos erros.

 

Haverá muitos aspetos a ter em conta e por isso não podemos fazer uma dica dedicada ao tema, mas podemos sempre abordar questão a questão nestas nossas dicas.

 

Refazer o nó

 

Por hoje venho falar-vos de refazer o nó e confirmar a linha, especialmente os últimos centímetros, os que estão mais em contacto com eventuais obstáculos.

 

As linhas têm características diferentes, mas nenhuma é infalível, se não tivermos cuidado com elas, podemos sofrer as consequências nos momentos em que a nossa ação de pesca exigir um pouco mais deste material. Como sucede com os maiores exemplares.

 


O cuidado constante com a linha ajuda a não perder peixes

 

Chamar a atenção de um peixe grande com um lançamento perfeito, com uma apresentação correta, uma animação que desperte a atenção de um exemplar de bom porte constitui trabalho em demasia para se desperdiçar na ferragem ou durante a luta com uma rotura na linha.

 

… E como dói vê-lo saltar com a nossa amostra na boca! Não só pelo tamanho ou pela oportunidade perdida, mas principalmente pela insatisfação de não podermos ter aquele peixe nas mãos para uma bela foto e eventualmente para o libertarmos depois... Mas é assim...

 

Atenção à linha

 

Então o que temos de fazer constantemente quando estamos a pescar. Várias coisas... Quando fazemos o nó nunca devemos cortar a linha muito rente, devemos sempre deixar dois ou três milímetros. Os nós vão apertando a cada lançamento e, se o corte for rente, acabará por abrir.

 

Mais importante e o que motivou esta dica, passe a mão na linha, nos primeiros 30 a 50 centímetros, vá lá, um metro, e confira se há rugosidade, algum defeito… Nesse caso, não há que esperar por mais nada: temos de refazer o nó e retirar essa linha danificada.

 

Não facilite! Os achigãs não vão facilitar!

 

É simples, verdade que se gasta algum tempo, mas a prevenção é melhor que qualquer desculpa… Certo?

 

Espero ter ajudado com esta informação. Se ainda não viu o curso de iniciação gratuito pode inscrever-se clicando aqui. 

Caso pretendam uma informação completa e muito mais detalhada, podem ver o nosso curso de Achigã.

Companheiro se gostas realmente de pesca e queres tornar-te um pescador que faz boas pescarias regularmente, isto é para ti!
Criei um curso com 60 vídeo-aulas, mais de 23h de puro conteúdo que já ajudou milhares de pescadores. 

CONHECER O CURSO

Ebook Grátis
Os 6 erros que te impedem de apanhar peixe.

Este livro digital é um despertar.
Descobre aqui os erros que estão a impedir-te de apanhar peixe!

Não te preocupes, não vou passar o teu e-mail a terceiros ; )