Casting versus spinning

hermínio rodrigues pesca achigã Jan 10, 2020

Casting versus spinning

 

Normalmente, na Europa, a iniciação à pesca faz-se com carretos de tambor fixo e, portanto, com os chamados conjuntos de spinning.

 

No entanto, quem quiser evoluir na pesca do achigã com iscos artificiais, mais tarde ou mais cedo, vai ter que fazer outra iniciação com os conjuntos de casting. Nestes conjuntos usam-se carretos diferentes, em que o tambor, ou bobina, é móvel.

 

Hoje em dia, é raro vermos pescadores de achigã que só usam um dos tipos de conjuntos, mas ainda há alguns pescadores portugueses que não se conseguem adaptar aos conjuntos de casting.

 

Por outro lado, nos EUA, também há quem nunca tenha recorrido a conjuntos de spinning. E até gente muito famosa dos circuitos profissionais.

 

No entanto gostava de deixar bem claro que ambos têm as suas aplicações e que é uma necessidade o uso de ambos os conjuntos.

 

Optar por casting ou por spinning

 


Casting versus spinning - como decidir

 

Pois bem, a minha aproximação é muito simples e resulta de muita experiência, quer dizer, de muitos erros cometidos em experiências para saber qual a fronteira ideal.

 

Para explicar com mais facilidade eu resumo tudo a um diâmetro de linha.

 

Para mim a fronteira entre spining e casting é o 0,25.

 

Normalmente, só uso spinning para apresentações de finesse fishing, como tal, não necessito de usar mais do que este diâmetro.

 

Os carretos de spinning são muito menos robustos que os de casting. Toda a sua estrutura é mais frágil. Daí que, para animações e apresentações que exijam linhas mais grossas se devam usar, na minha opinião, os conjuntos de casting.

 

Nestes carretos a linha entra diretamente na bobina, tendo apenas um distribuidor de linha na entrada.

 

Nos carretos de spinning há uma asa de cesto que distribui a linha numa bobina fixa que sobe e desce.

 

Para todas as linhas?

 

Sim, claro, para todas as linhas. Mesmo que se trate de um entrançado, aqui a questão não é de capacidade, mas sim de diâmetro.

 

Também devo deixar claro que não uso carretos de spinning muito grandes. Normalmente uso os tamanhos 1000 e, no máximo, o 2500.

 

Qualquer trabalho em ação de pesca que necessite de linhas mais grossas, pode, com o tempo, prejudicar muito os carretos de spinning que se usam na nossa pesca.

 

Espero ter ajudado com esta informação. Se ainda não viu o curso de iniciação gratuito pode inscrever-se clicando aqui. 

Caso pretendam uma informação completa e muito mais detalhada, podem ver o nosso curso de Achigã.

Companheiro se gostas realmente de pesca e queres tornar-te um pescador que faz boas pescarias regularmente, isto é para ti!
Criei um curso com 60 vídeo-aulas, mais de 23h de puro conteúdo que já ajudou milhares de pescadores. 

CONHECER O CURSO

Ebook Grátis
Os 6 erros que te impedem de apanhar peixe.

Este livro digital é um despertar.
Descobre aqui os erros que estão a impedir-te de apanhar peixe!

Não te preocupes, não vou passar o teu e-mail a terceiros ; )