Clip - quando usar?

hermínio rodrigues pesca achigã Dec 20, 2019

Clip - quando usar

 

O tema de hoje também é bastante controverso. Quando usar o clip para facilitar a troca de amostra e/ou para ajudar na animação, na pesca do achigã?

 

Clip, snap, alfinete acho que todos sabem do que estou a falar. É aquele dispositivo que usamos para trocarmos de amostra mais rapidamente.

 

Dito assim, parece que é uma mais-valia. E é! Mas só em alguns casos.

 


Os clips, snaps, alfinetes, como lhe queiram chamar têm os seus usos ideiais

 

Vantagens e desvantagens

 

Em amostras muito pequenas pode tornar-se um empecilho, não apenas porque o seu peso pode atrapalhar a ação da amostra, mas também porque, em animações de toques, pode ensarilhar-se com o anzol dianteiro.

 

Estamos a falar de amostras de plástico rijo, claro, e não vamos abordar o uso do destorcedor, isso ficará para outra vez.

 

Na minha aproximação, o uso do deve ser restringido a amostras com algum peso e em que não se note uma descompensação na posição da amostra.

 

Poder-se-á pensar que, como há clips de diversos tamanhos, seria apenas uma questão de optar pelos mais pequenos para amostras mais pequenas, no entanto, quanto mais pequenos mais difíceis são de usar e perder-se-ia a vantagem da rapidez.

 

Além desse facto, também baixa a resistência com o tamanho, e podem abrir numa ferragem ou durante a luta com um peixe de melhor porte... Conclusão: nestes casos é melhor atar direto.

 


Em amostras grandes com wobbling o uso do clip é uma vantagem

 

Em amostras que sejam para animar em andamento, podemos usar o clip à vontade, embora, nos casos dos spinnerbaits e dos buzzbaits, a forma de prender não se adeque.

 

O caso das passeantes

 

Excetuando as muito pequenas, em que devemos colocar uma argola, as amostras passeantes ganham com o uso do clip.

 

Outras amostas que tenham um wobbling mais amplo, ou seja, um balancear durante a recuperação, também ganham com o uso desdes dispositivos.

 

Entre elas muitos jerkbaits, crankbaits e wakebaits que são amostras com esse wobbling. Isto, como já vimos, caso não tenham uma argola, se tiverem, o uso do clip passa a facultativo para a ação, embora facilite e muito a troca de amostras.

 

Avalie caso a caso se necessita ou não e nunca se esqueça de rever o nó e a linha com frequência, porque com o uso do clip, muitas vezes, acabamos por esquecer.

 

Espero ter ajudado com esta informação. Se ainda não viu o curso de iniciação gratuito pode inscrever-se clicando aqui. 

Caso pretendam uma informação completa e muito mais detalhada, podem ver o nosso curso de Achigã.

Companheiro se gostas realmente de pesca e queres tornar-te um pescador que faz boas pescarias regularmente, isto é para ti!
Criei um curso com 60 vídeo-aulas, mais de 23h de puro conteúdo que já ajudou milhares de pescadores. 

CONHECER O CURSO

Ebook Grátis
Os 6 erros que te impedem de apanhar peixe.

Este livro digital é um despertar.
Descobre aqui os erros que estão a impedir-te de apanhar peixe!

Não te preocupes, não vou passar o teu e-mail a terceiros ; )