Defeso do achigã

hermínio rodrigues pesca achigã Mar 20, 2020

 

Defeso do achigã

 

Começou no dia 16 de março o defeso desta espécie como de muitas outras.

 

Não vou fazer uma lista das espécies em defeso, estou mais preocupado com o achigã. De resto, basta consultarem a site do ICNF para terem aceso a toda a informação.

 

A Lei

 

O período de defeso desta nossa espécie tem origem no facto de, por esta época do ano, acontecer a desova. Porém, devido à latitude, a desova ocorre num período de tempo bem mais alargado.

 

Não vamos solicitar nada às entidades oficiais, porque muitas instituições o fizeram ao longo destes últimos 30 anos, e de nada valeu. O que se pedia era muito simples: Desfasar o defeso de sul para norte, de tal forma acompanhasse, de verdade, a desova dos achigãs, ou, pelo menos, a maior parte do período… Contudo, as entidades competentes nunca se mostraram abertas a estas ideias.

 

Da forma que as coisas estão, há uma imposição legal no sentido de impedir a pesca do achigã, no período compreendido entre 15 de março e 15 de maio.

 

Além da Lei

 

Dizer isto seria muito pouco. De facto, há muita coisa fora do defeso. Há massas de água que se podem pescar sempre porque têm espécies sem defeso. Mas, pior que isso, e decorrendo do acima dito, vai haver desovas depois de 15 de maio em muitas massas de água do Centro e do Norte.

 

Os conselhos que deixo, para quem quer ajudar à manutenção da espécie e da sua pesca, são de vária índole.

 


Os ninhos são fáceis de reconhecer

 

Ao pescar um achigã durante este período, nas águas paradas, o peixe tem de ser libertado de imediato. Não pode ser retido em circunstância nenhuma, diz a Lei.

 

No período pós-defeso, peço para que haja consciência e que se evite lançar para os ninhos. Se vir um ninho ou um cardume de alevins depois de ter pescado um exemplar, tenha o cuidado de o devolver de imediato. Os ovos num ninho e um cardume de alevins têm menos hipóteses de vingarem sem a proteção do pai.

 

Em vez de reivindicarmos às autoridades, surdas aos nossos anseios, temos de tomar a tarefa nas nossas mãos! Ajude como puder.

 

Espero ter ajudado com esta informação. Se ainda não viu o curso de iniciação gratuito pode inscrever-se clicando aqui. 

Caso pretendam uma informação completa e muito mais detalhada, podem ver o nosso curso de Achigã.

Companheiro se gostas realmente de pesca e queres tornar-te um pescador que faz boas pescarias regularmente, isto é para ti!
Criei um curso com 60 vídeo-aulas, mais de 23h de puro conteúdo que já ajudou milhares de pescadores. 

CONHECER O CURSO

Ebook Grátis
Os 6 erros que te impedem de apanhar peixe.

Este livro digital é um despertar.
Descobre aqui os erros que estão a impedir-te de apanhar peixe!

Não te preocupes, não vou passar o teu e-mail a terceiros ; )