Empate Texas - os pesos

hermínio rodrigues pesca achigã Mar 06, 2020

 

Empate Texas - os pesos

 

Quando falámos sobre o senko, percebemos como se faz o empate Texas sem peso. Para passar à versão pesada basta, naturalmente, juntaremos peso.

 

Para o empate Texas tradicional, os pesos mais usados têm forma cónica, tipo ponta de bala, e são furados por dentro para passar a linha.

 

É muito importante que se compreenda que peso, neste tipo de empate, é igual a velocidade de queda. Como muito da animação pode ocorrer nessa fase de queda, temos de variar os pesos em função de dois parâmetros.

 

Transparência da água - quanto mais transparente for a água mais rápido devemos animar as amostras. Isto por vários motivos, mas muitos dizem que se deve proceder assim para evitarmos que os peixes percebam o artificialismo da amostra.

 

Temperatura da água - quanto mais fria, menor velocidade devemos usar, embora, em temperaturas acima dos 27 graus também tenhamos de abrandar a velocidade e, consequentemente, usar menos peso.

 

Escolher pesos para o empate Texas

 

Em termos de valores isto quer dizer o quê? Em águas mais limpas e mais frias não devemos passar dos sete gramas, no máximo dez.

 

Num cenário de águas turvas e frias, que constitui uma das nossas maiores dificuldades, nunca devemos passar dos dez gramas, embora, para arrastar no fundo se possa usar mais.

 

Em águas entre os dezassete e os vinte e sete graus, se estiverem transparentes, é altura de usar mais peso para a queda, dos dez gramas aos vinte e um. Mas, se a água estiver turva, teremos de usar menos peso, para darmos tempo ao peixe. Também podemos usar amostras de plástico mole com mais calibre e com patas para dar mais sinais à linha lateral do peixe.

 

O caso volta a piorar quando a água aquece demasiado. É uma situação bem difícil. O que devemos fazer é animar com lentidão, por isso mesmo, usar menos peso é uma grande ajuda. Menos de dez gramas.

 


Pesos diversos para o empate Texas

 

Note-se que os pesos para o empate Texas têm esta forma cónica precisamente para facilitar a penetração em coberturas.

 

Este empate Texas foi desenvolvido para se pescar entre esse tipo de ambientes, contudo, pode e deve ser usado em qualquer outro.

 

Para quem não sabe do que falamos fica aqui uma imagem de um empate Texas tradicional.

 


Um empate Texas preparado para coberturas densas

 

Então, já sabe, para escolher os pesos temos de ter em conta a transparência da água e a sua temperatura. É muito simples e eficaz.

Espero ter ajudado com esta informação. Se ainda não viu o curso de iniciação gratuito pode inscrever-se clicando aqui. 

Caso pretendam uma informação completa e muito mais detalhada, podem ver o nosso curso de Achigã.

Companheiro se gostas realmente de pesca e queres tornar-te um pescador que faz boas pescarias regularmente, isto é para ti!
Criei um curso com 60 vídeo-aulas, mais de 23h de puro conteúdo que já ajudou milhares de pescadores. 

CONHECER O CURSO

Ebook Grátis
Os 6 erros que te impedem de apanhar peixe.

Este livro digital é um despertar.
Descobre aqui os erros que estão a impedir-te de apanhar peixe!

Não te preocupes, não vou passar o teu e-mail a terceiros ; )