Lua boa, lua má

hermínio rodrigues pesca achigã Oct 11, 2019

Lua boa, lua má

 

Fala-se há muito tempo e com muita ligeireza sobre a influência da lua e do sol na pesca. Por certo já ouviu falar do assunto e, se calhar, até já elegeu a sua fase da lua favorita para pescar.

 

Não podemos deixar de recordar que as forças gravitacionais de ambos os astros têm uma influência relevante na vida de todos os seres do nosso planeta. Dito isto, não pensemos ir muito mais além do que é óbvio e conhecido. O sol e a lua em conjunto determinam muitos ciclos. Por exemplo, o ciclo dia-noite, determina a nossa vida e muito.

 

A distribuição das estações do ano é resultado da inclinação do eixo terrestre e do movimento de translação que executamos ao longo de um ano em torno do astro rei. Já as marés são provocadas pela força da gravidade exercida pela lua e pelo sol em conjunto, sendo muito vulgar falar-se de marés pequenas ou grandes e das marés vivas que são as de maior amplitude.

 

Será então, essa influência, tão importante na água doce como no mar? Depois de muita pesquisa e de muitos anos de registos e de observação, a minha resposta é um redondo e enorme NÃO!

 

Como o sol não apresenta fases, os pescadores foram-se habituando a relacionar a fase lunar com o seu êxito ou inêxito na pesca. Mas tudo não passa de um enorme equívoco, no que toca à pesca do achigã, pelo menos. Contudo, atrevo-me a dizer que na água doce essas influências, ainda que existentes, são de menor importância que outros fatores presentes nos locais onde pescamos.

 


A verdadeira influência do sol - o cliclo dia/noite

 

Mais importante que a lua

 

Neste tipo de pesca, os fatores de influência local são muito mais fortes que esta influência solunar. A transparência e a temperatura da água, a presença de boas conjugações entre estruturas e coberturas, entre os contornos do fundo e da margem e as árvores, a vegetação viva, etc., São fatores bem mais importantes e determinantes. Como também a variação do nível das água, a presença de vento e a aproximação de mau tempo… Acho que já captaram a ideia. Os fatores locais sobrepõem-se a outros fatores como a força gravitacional dos dois astros que mais diretamente nos influenciam.

 

Faço sempre alguma pesquisa para saber o que pensam os que mais estudaram esta espécie… A ideia é a mesma. Não encontram relação entre estas forças e a captura de achigãs e mais, onde se pensava que havia mais influência direta da lua, que é na fase da reprodução… Também não! Registos feitos durante anos vieram deitar por terra a ideia de que o grosso da coluna desovaria na primeira lua cheia após a água atingir os dezoito graus de temperatura é totalmente falsa.

 

A minha ideia é sempre a mesma. Você que tem um dia livre para pescar… Nem pense em mais nada, vá e pronto. Portanto, esqueça lá se a lua é boa ou má ou se as tabelas solunares dizem que o dia é bom ou mau… Acima de tudo vá na mesma.

 

Espero ter ajudado com esta informação. Se ainda não viu o curso de iniciação gratuito pode inscrever-se clicando aqui. 

Caso pretendam uma informação completa e muito mais detalhada, podem ver o nosso curso de Achigã.

Companheiro se gostas realmente de pesca e queres tornar-te um pescador que faz boas pescarias regularmente, isto é para ti!
Criei um curso com 60 vídeo-aulas, mais de 23h de puro conteúdo que já ajudou milhares de pescadores. 

CONHECER O CURSO

Ebook Grátis
Os 6 erros que te impedem de apanhar peixe.

Este livro digital é um despertar.
Descobre aqui os erros que estão a impedir-te de apanhar peixe!

Não te preocupes, não vou passar o teu e-mail a terceiros ; )