Mau tempo, bom tempo… Posso pescar?

hermínio rodrigues pesca achigã Sep 06, 2019

Não existe mau tempo para pescar.

 

Deve! Foi das primeiras coisas que aprendi com o meu mestre – o meu pai. Quando podemos ir pescar – vamos!
Se está chuva até pode ser melhor… O meu pai pescava mais trutas, mas não deixa de ser verdade para a pesca do achigã.
Grande percentagem dos nossos pescadores trabalha cinco dias por semana ou mais. Se temos um dia livre, devemos aproveitá-lo ao máximo para pescar. Claro que há condições extremas e em que se torna muito difícil, mas poucas vezes impossível.

 

De facto, os movimentos na atmosfera colocam os peixes em movimento também. Por outro lado, se olharmos para a rua antes de sairmos e tomarmos a decisão de ficar em casa, nunca saberemos como poderia ter sido e, muitas vezes, ouvimos os relatos de amigos nossos que arriscaram e conseguiram boas capturas.
Isto não é uma verdade absoluta, como quase todas as que temos na pesca, mas, se ficar em casa nunca vai saber. Não existe mau tempo para pescar.

 

Aliás, posso garantir que já apanhei achigãs no meio de grandes tempestades, em que tinha de andar a procurar locais mais amenos na massa de água para poder lançar. Já capturei achigãs a nevar e já vi os profissionais americanos fazerem frente a condições em que poucos de nós se atreveriam a sair de casa.
Eles não têm outro remédio, dependem de pescar para ganharem a vida e, quando há prova, a menos que a própria organização decida que não há condições, eles vão e, normalmente, capturam.

 

Insista, persista e colha!

 

Bem… Nós não temos de ir pescar de castigo, MAS, este mas é mesmo grande… Nunca sabemos se o tempo não vai melhorar depois de decidirmos não ir. Mais! As próprias previsões dos nossos melhores meteorologistas são falíveis. Ninguém sabe ao certo o que vai encontrar ao abordar a massa de água.

 

O meu apelo é neste sentido. Não deixe que uma má previsão, ou uma cara feia pela manhã, o impeça de se fazer a uma pescaria. Mesmo que se arrisque a não pescar nada pode fazer muita coisa que no futuro lhe vai fazer falta… nem que seja treinar lançamentos em condições adversas.

 

Não fique em casa a olhar para o céu… Procure um bocadinho de céu junto da água. Procure uma zona mais calma. Enfim, puxe pela cabeça e vá desfrutar. Como dizem os noruegueses: «Mau tempo não existe, existem sim roupas inadequadas!»

 

 

Não se deixe intimidar pelo mau tempo

 

Com tantas incertezas, acha que vale a pena prescindir de um dia livre por causa do tempo. Eu não perco. Quando marco um dia de pesca vou pescar, dê por onde der! Nunca me arrependi.
O nosso maior receio, o maior perigo são as tempestades eléctricas, mas, mesmo assim, podemos pescar se tivermos cuidado. Se contarmos os segundos entre o raio e o trovão, saberemos a distância a que se encontra e poderemos fazer uma pausa para nos protegermos. Basta multiplicarmos os segundos por 340 metros.

 

Todos sabemos que as trovoadas são efémeras, aproximam-se e passam, às vezes sem se chegarem nem perto de nós. Por isso, vento demais, vento de menos, ausência de vento são apenas pormenores e peças do puzzle que temos de aprender a montar. Se ficarmos em casa… Nunca vamos aprender! Não existe mau tempo para pescar.

Companheiro se gostas realmente de pesca e queres tornar-te um pescador que faz boas pescarias regularmente, isto é para ti!
Criei um curso com 60 vídeo-aulas, mais de 23h de puro conteúdo que já ajudou milhares de pescadores. 

CONHECER O CURSO

Ebook Grátis
Os 6 erros que te impedem de apanhar peixe.

Este livro digital é um despertar.
Descobre aqui os erros que estão a impedir-te de apanhar peixe!

Não te preocupes, não vou passar o teu e-mail a terceiros ; )