Óleos - quando usar

hermínio rodrigues pesca achigã Jan 24, 2020

Óleos - quando usar

 

Os óleos sugiram na pesca há muitos anos e têm diversas aplicações. Muitos fabricantes têm no mercado essências, feromonas, etc., enfim, produtos que supostamente chamam os peixes às nossas amostras.

 

Com muitas espécies isso funciona e até muito bem, mas para os predadores, em geral, e para o achigã, em particular, o funcionamento desses engodos é quase nulo ou mesmo nulo, na maior parte das condições em que pescamos.

 

A própria forma de caçar dos achigãs torna-os muito mais suscetíveis ao movimento, brilho, reflexo, som ou vibração... Os óleos não proporcionam nada disso.

 

Especialmente quando se trate de substâncias oleosas, esqueça essa atração, porque, pura e simplesmente, os recetores gustativos e olfativos dos achigãs só captam substâncias solúveis na água. Além disso, esses recetores são mais pequenos que qualquer molécula de óleo, como tal, nunca seriam percebidas.

 

Mas esses óleos têm aplicações na nossa pesca. Vamos ver quais são. Quando é que até eu uso esses óleos.

 


Quando se pretende executar um skipping ou colocar a amostra no meio de coberturas, os óleos ajudam

 

Fazer a amostra deslizar

 

Em determinadas situações esses óleos ajudam-nos bastatnte.

 

Quando queremos lançar para um determinado local que tenha algas, madeiras ou pedras, se quisermos lançar para essas coberturas para depois fazermos a entrada na água ou para a nossa amostra evoluir melhor nesses ambientes, os óleos ajudam a fazer deslizar a amostra.

 

Estamos, claro, a falar de amostras de plástico mole, cujo material de fabrico se prende com alguma facilidade quando queremos usá-los nestas condições.

 

Então, eu não os uso nem aconselho o seu uso para «engodar aos achigãs», apenas para facilitar alguns lançamentos e para outra coisa importante.

 

Mascarar odores

 

Como disse, os quimo-recetores dos achigãs são mais pequenos que as moléculas de óleo (e mesmo dos combustíveis mais vulgares), então, colocando um óleo nas suas amostras pode evitar que eles percebam outros odores que possa ter nas suas mãos, como nicotina, laranja, limão, banana, etc., esses que muita gente acha que podem ser nocivos.

 

Sejam nocivos ou não, pelo menos podemos manter a nossa confiança intacta se soubermos que um pouco de óleo escondem esses odores dos achigãs.

 

Espero ter ajudado com esta informação. Se ainda não viu o curso de iniciação gratuito pode inscrever-se clicando aqui. 

Caso pretendam uma informação completa e muito mais detalhada, podem ver o nosso curso de Achigã.

 

Companheiro se gostas realmente de pesca e queres tornar-te um pescador que faz boas pescarias regularmente, isto é para ti!
Criei um curso com 60 vídeo-aulas, mais de 23h de puro conteúdo que já ajudou milhares de pescadores. 

CONHECER O CURSO

Ebook Grátis
Os 6 erros que te impedem de apanhar peixe.

Este livro digital é um despertar.
Descobre aqui os erros que estão a impedir-te de apanhar peixe!

Não te preocupes, não vou passar o teu e-mail a terceiros ; )