O dia em que tive que abortar a pescaria!

Sep 24, 2023



A minha ideia era fazer a maré num novo local, onde nunca tinha pescado.

É um local no fundo de uma grande falésia. O acesso é árduo e moroso, mas é precisamente este tipo de local que procuro na maioria das vezes. Não porque seja necessariamente melhor para a pesca, como muitos pescadores acreditam, mas para poder desfrutar da tranquilidade e da liberdade de gravar os meus vídeos sem interrupções.

Claro que esta escolha não está isenta de riscos. Num lugar como este, onde na maioria das vezes nem sinal de telemóvel há, qualquer pequeno acidente pode revelar-se fatal, especialmente quando se está sozinho. É importante sublinhar que é altamente recomendável nunca pescar sozinho!

Ao chegar ao local, a maré ainda estava muito vazia, aproveitei para dar uma volta pelas pedras a fazer um reconhecimento da zona. Na minha cabeça, visualizava o pesqueiro com a maré mais cheia e onde seriam os melhores locais para apanhar peixe.

Preparei um balde de engodo e fui montando as canas Barros Versátil Pro de 5 e de 6 metros, cada uma com uma montagem diferente. Engodo feito e canas montadas, fui comer o lanche, tudo para poupar o tempo da melhor hora da maré.

A maré ainda estava muito vazia, mas mesmo assim peguei na cana de 5m com uma chumbadinha montada e comecei a explorar os cantinhos do pesqueiro, sentia bastante peixe, mas devido às águas muito "abertas" e paradas era tudo peixe muito miúdo.

À medida que a maré subia, iam entrando uns peixinhos melhores, estava na hora de começar a engodar e de mudar para a pesca à boia, a Barros Versátil Pro de 6m estava pronta, foi só pegar nela e iscar para começar a pescar.

Dadas as condições do local (águas calmas, mar parado, muita alga e vento), até que não estava a correr mal. À medida que a maré subia, os peixes ficavam mais ativos e a qualidade das capturas melhorava. No entanto, a dada altura, simplesmente deixei de sentir a presença de peixe. Foi estranho, muito estranho. Inicialmente, foi difícil perceber o que estava a acontecer. Pensei: "Será que algum predador entrou na zona de pesca? Será que escaldei o pesqueiro com o engodo?" Havia algo de estranho que eu não estava a entender, até que finalmente percebi que aquele pesqueiro a partir daquela cota de água simplesmente não funciona. É algo muito complexo, só me aconteceu uma ou duas vezes nas milhares de horas que tenho de pesca. Seja como for, farei uma Live com os meus alunos do curso de Pesca com engodo onde, com ajuda das imagens capturadas, explicarei este fenómeno raro na pesca, mas que pode acontecer.

A solução foi mudar de pesqueiro!

Ao chegar ao novo pesqueiro, percebi que mal se sentia o vento e a maneira como o mar "trabalhava" era menos má, o ânimo voltou. 

Comecei a pescar e logo no primeiro lançamento saiu um sargo bem maior do que os anteriores. Adoro quando um plano dá certo! 😀

Estava a gostar muito de pescar neste novo pesqueiro, a maré ainda estava a subir e as condições estavam a melhorar, tudo estava a correr muito bem até que comecei a sentir muito calor e o corpo a aquecer. Bem, estou sozinho no meio do nada, tenho uma subida enorme para fazer, tenho de ter cuidado com a minha condição física. Ainda fiz uns lançamentos e pensei em sair de cima daquela grande pedra preta, na tentativa de arrefecer o corpo, contudo decidi ir até à água e molhar um pouco a cabeça e a roupa para arrefecer.

Por uns momentos resultou, mas rapidamente voltava a aquecer. A segurança tem de estar sempre em primeiro lugar, sim estava na melhor hora da maré, a pesca começava a ficar boa, mas eu precisava de estar em boa forma física para chegar ao jipe e até a água que tinha para beber já era pouca.

Decidi voltar enquanto conseguia fazê-lo sem grande esforço e foi o que fiz.

Foi mais um dia de aventura muito bem passado que nunca esquecerei.

Abraço, MM



Companheiro se gostas realmente de pesca e queres tornar-te um pescador que faz boas pescarias regularmente, isto é para ti!
Criei um curso com 60 vídeo-aulas, mais de 23h de puro conteúdo que já ajudou milhares de pescadores. 

CONHECER O CURSO

Ebook Grátis
Os 6 erros que te impedem de apanhar peixe.

Este livro digital é um despertar.
Descobre aqui os erros que estão a impedir-te de apanhar peixe!

Não te preocupes, não vou passar o teu e-mail a terceiros ; )