Uma pescaria ao Carapau

carapaus pesca ao carapau pescaria May 31, 2023

Os dias de mar calmo e as noites quentes estão a tornar-se mais frequentes, e, claro, a malta da pesca ao Carapau está a ficar entusiasmada.

Tenho o hábito de verificar as previsões do tempo para a semana inteira e cruzá-las com a minha agenda durante o fim de semana, para escolher um possível dia para ir pescar uns sargos. Esta semana não estava fácil, a previsão apontava para um mar muito calmo todos os dias. Para quem não sabe, isso não é nada bom para pescar sargos, mas é excelente para a pesca ao carapau.

O meu amigo Hugo, que muitas vezes me acompanha nas pescarias, há algum tempo vinha a desafiar-me para irmos pescar carapaus, mas ainda não tínhamos tido a oportunidade. Acredita, não é nada fácil convencer-me a ir pescar à noite, pois não gosto de desregular o meu sono 😁. Mas desta vez tive de ceder, pois teríamos a oportunidade de ter a companhia do nosso amigo Flávio.

Flávio é um grande amigo em comum, com quem gostamos muito de pescar, mas que infelizmente, devido à vida profissional, temos poucas oportunidades para o fazer. No entanto, desta vez ele podia vir connosco.

Pesca combinada, fui à minha garagem preparar as coisas para a pescaria, basicamente foi retirar os piões e as chumbadinhas da alcofa e substituí-los por umas boias mais finas e uns starlights.

Combinámos encontrar-nos à porta do Hugo por volta das 19h. Enchemos o jeep com todo o material de pesca e lá fomos nós, todos contentes e a brincar como de costume 😂.

Ao chegarmos ao pesqueiro, percebemos que o vento era bem mais forte do que o previsto. Como a pesca ao carapau requer delicadeza e atenção constante para fisgar o peixe no momento certo, o vento definitivamente não era bem-vindo.

Rapidamente reunimos para criar um novo plano de ataque 😁. Decidimos então procurar um local mais abrigado do vento e conseguimos encontrar um cantinho onde os três podíamos ficar.

A pesca começou logo bem, ainda antes de escurecer já estávamos a apanhar os primeiros carapaus e cavalas, sempre numa onda de boa disposição e brincadeira.


Uma dica interessante que adotámos foi usar starlights com cores diferentes, assim era mais fácil distinguir a boia de cada um no meio da escuridão.

Do lado esquerdo estava o Flávio, com um starlight vermelho de led, que emitia uma luz muito forte. "Dizem as lendas que, quando ele estava a recolher os peixes, com aquela luz tão forte em cima deles, pareciam ter o dobro do tamanho".

No meio estava o Hugo, com um starlight amarelo/verde, um daqueles mais comuns, e do lado direito estava eu, com um starlight vermelho, mas sem ser de led, ou seja, emitia tanta luz como uma vela apagada 😂.

Podes conhecer estes e outros starlights neste artigo.

Em relação à pesca em si, não há muito para contar. O Flávio foi o que apanhou mais cavalas e sardas, o Hugo foi quem apanhou mais carapaus, e eu apanhei menos cavalas e carapaus do que eles, mas ainda consegui pescar dois sargos jeitosos 😁.


Assim, passámos quatro horas muito divertidas entre amigos e ainda apanhámos uns peixinhos para a sopa (adoro quando um plano dá certo 😀).

Companheiro, as noites serenas e o mar calmo estão aí, proporcionando uma excelente oportunidade para umas pescarias aos carapaus. No entanto, quero reforçar a importância de ter muito cuidado, pois caminhar pelas pedras durante a noite pode ser perigoso. Além disso, faço questão de apelar mais uma vez para que deixem os pesqueiros limpos, no mínimo, tão limpos quanto os encontraram. Vamos cuidar da natureza que nos proporciona momentos tão especiais.

Um abraço, MM.

Companheiro se gostas realmente de pesca e queres tornar-te um pescador que faz boas pescarias regularmente, isto é para ti!
Criei um curso com 60 vídeo-aulas, mais de 23h de puro conteúdo que já ajudou milhares de pescadores. 

CONHECER O CURSO

Ebook Grátis
Os 6 erros que te impedem de apanhar peixe.

Este livro digital é um despertar.
Descobre aqui os erros que estão a impedir-te de apanhar peixe!

Não te preocupes, não vou passar o teu e-mail a terceiros ; )