À pesca com Mouras!

Dec 17, 2023



O mês de Dezembro já estava a meio, e eu ainda não tinha pescado o "Tronco de Natal" de 2023, que é como eu gosto de chamar ao Robalo que todos os anos eu tento pescar para partilhar com a família na noite de Natal.

O meu amigo Rui deu-me umas Mouras que lhe tinham sobrado de uma pescaria, então decidi ir fazer uma pescaria rápida com engodo e com as Mouras para tentar pescar um Robalo.

As condições estavam péssimas para o meu objetivo, e a verdade seja dita que eu também não estou disposto a fazer alguns sacrifícios extras para melhorar as minhas probabilidades, como ir pescar de noite ou ao anoitecer, por exemplo. Mas estávamos em dezembro e não podia perder a oportunidade de tentar, mesmo sabendo de antemão que tanto o mar como o estado do tempo não estavam favoráveis.

Claro que o desafio de pescar um bom Robalo, à boia e durante o dia e ainda por cima fora de época é quase impossível, mas na verdade, o que eu quero mesmo é passar tempo a pescar à beira-mar 😀

Se vier o Robalo, perfeito, mas se não vier é perfeito na mesma, pois ou se apanham uns Sargos ou na pior das hipóteses, passam-se umas horas incríveis de puro prazer e comunhão com a natureza que só nós pescadores sabemos como é um verdadeiro "reset" para o cérebro.




Sempre com a calma do costume, lá fui andando em busca de um pesqueiro. A caminhada é longa e eu ainda a faço pior, pois quando começo a chegar ao pesqueiro escolhido, começo a ver outros mais à frente e acabo por andar de pesqueiro em pesqueiro e por fazer muitos mais quilómetros, mas a verdade é que essa é mais uma das coisas que gosto na pesca de costa, caminhar.

Neste dia passei por três pesqueiros e acabei por ficar no primeiro pesqueiro, o que ficava mais perto do carro.

O pesqueiro tinha ótimas condições, uma área muito plana e segura e um acesso à água na vertical que facilita muito a puxar os peixes para cima, principalmente se tiver de utilizar o cesto.

Aí fiquei cerca de três horas, os Robalos como já era de se esperar não apareceram, mas havia muitos Sargos no pesqueiro. Nesse dia o mar não era o melhor para pescar, mas mesmo assim, alguns Sargos bem gordos não resistiram ao encanto das Mouras e acabaram por proporcionar umas lutas bem divertidas.




Ainda não foi desta vez que pesquei o "Tronco de Natal", mas ainda conto fazer mais uma pescaria ou duas antes do Natal, não vou perder a esperança, até porque não tenho a mínima dúvida do que realmente conta não é o destino, mas sim a caminhada 😀

Abraço MM



Ficha técnica:
Cana:  Barros Versátil Pro 6mt
Carreto: Daiwa Balistic 6000
Linha: Julia Rod Remake 
Anzois: Saisho Iseama

Companheiro se gostas realmente de pesca e queres tornar-te um pescador que faz boas pescarias regularmente, isto é para ti!
Criei um curso com 60 vídeo-aulas, mais de 23h de puro conteúdo que já ajudou milhares de pescadores. 

CONHECER O CURSO

Ebook Grátis
Os 6 erros que te impedem de apanhar peixe.

Este livro digital é um despertar.
Descobre aqui os erros que estão a impedir-te de apanhar peixe!

Não te preocupes, não vou passar o teu e-mail a terceiros ; )