A espessura das linhas

manuel monteiro May 23, 2016

A linha do estralho ou pernada, é sem duvida uma das partes mais importantes da montagem que vamos usar.
Pois é ela que vai estar em contacto mais direto com o peixe, assim como com os seus dentes e com as rochas onde normalmente o peixe tenta roçar a linha para a partir.

 

Uma vez que é a linha que esta diretamente empatada no anzol, é também a parte da montagem que esta mais visível ao peixe, logo deve de ser de cor transparente de preferência em fluorocarbon e sempre o mais fina que possível.

 

A linha para estrálhos por as razoes já referidas deve de ser sempre uma linha de qualidade, qualidade essa que não esta diretamente relacionada com os quilos que na embalagem aparecem.

 

Primeiro porque infelizmente na grande maioria, esses quilos estão muito longe da realidade, principalmente nas linhas mais económicas e com menos ou nenhum controlo de qualidade assim como a espessura que normalmente é bem superior ao que vem anunciado

 

Segundo porque mesmo que os quilos descritos na embalagem fossem reais, eles referem-se à força de tração da linha e num estralho o mais importante é a resistência á abrasão e não a tração.

 

Se formos a analisar as vezes que perdemos peixes por romperem a linha, vamos chegar á conclusão que a grande maioria ou roçou nos dentes ou nas pedras ou partiu por o nó.

 

Muito, mas muito raramente um peixe consegue puxar uma linha a direito ate a levar ao ponto de rotura, até porque temos a elasticidade da mesma a nosso favor, temos a cana para absorver as investidas mais fortes e temos o drag do carreto também para nos defendermos desse tipo de dissabor.

 

Nestas fotos podemos observar alguns exemplos:

 

Embalagem 0,20MM  para 6,420KG
micrómetro marca 0.25MM

 


EMBALAGEM 0,20MM  PARA 6,420KG
MICRÓMETRO MARCA 0.25MM

 

Embalagem 0.20MM para 3.300KG
micrómetro marca 0.20MM

 


EMBALAGEM 0.20MM PARA 3.300KG
MICRÓMETRO MARCA 0.20MM

 

Na primeira foto podemos ver um exemplo de uma linha que na embalagem tem uma resistência anunciada muito grande, mas que na verdade até a espessura esta muito longe da verdade.

 

Já na segunda foto está anunciada uma resistência mais modesta (mais perto da realidade) e segundo o micrómetro a espessura é real.

 

Cabe ao pescador decidir agora se escolhe as linhas por o que diz na embalagem
ou se as escolhe pela qualidade.

 

Se gostaste deste artigo e queres aprender como ler o mar, como escolher um pesqueiro, saber o que é uma feição e porquê que esta é muito importante, e muito mais, inscreve-te no nosso curso de segredos de pesca clicando aqui. (página de inscrição)

 

Para saberes mais sobre o nosso curso clica aqui

 

Abraço MM

Companheiro se gostas realmente de pesca e queres tornar-te um pescador que faz boas pescarias regularmente, isto é para ti!
Criei um curso com 60 vídeo-aulas, mais de 23h de puro conteúdo que já ajudou milhares de pescadores. 

CONHECER O CURSO

Ebook Grátis
Os 6 erros que te impedem de apanhar peixe.

Este livro digital é um despertar.
Descobre aqui os erros que estão a impedir-te de apanhar peixe!

Não te preocupes, não vou passar o teu e-mail a terceiros ; )