Canas de barco semi-parabólicas

manuel monteiro May 09, 2017

Cana de barco semi-parabólica

 

As características mais relevantes na escolha de uma nova cana para a pesca de barco fundeada, são a sua acção parabólica, semi-parabólica, ou acção de ponta assim como o seu comprimento que pode variar entre os 2.50m e os 5m e se é uma cana por elementos, normalmente dois ou três mais as ponteiras ou se é telescópica.

 

Versáteis

 

As canas com acção semi-parabólicas são canas muito versáteis normalmente são bastante resistentes  e com uma reserva de potencia bem progressiva, o que na minha opinião as torna  perfeitas para pescar peixes grandes como os Pargos, digo na minha opinião pois nesta coisa das acções das canas são muito pessoais, tem pescadores que só se adaptam a um tipo de cana e por vezes pescam muito bem com elas ao adaptarem o seu estilo próprio de pescar  ao da acção da cana.

 

A cana de acção semi-parabólica acaba por ser a acção mais versátil pois ao ser o meio termo entre as de acção parabólica e as de acção de ponteira, consegue juntar um pouco do melhor de ambas assim como minimizar um pouco os pontos fracos de cada uma das suas primas, a "mole e a rija".

 

Ferragem mais eficaz

 

A cana de acção semi-parabólica consegue ter uma ferragem mais eficaz que uma cana parabólica, embora menos que uma cana com a acção mais vincada na ponta e ao mesmo tempo ajuda mais o pescador a trabalhar um bom exemplar pois ao não ser tão rija como a cana com acção de ponta o seu "trabalhar" mais progressivo
permite que a mesma funcione um pouco como um amortecedor ás investidas dos peixes maiores, evitando assim algumas vezes que o peixe se desferre ou mesmo que parta a linha.

 

Assim como quando é para tirar um grande Pargo do fundo (local onde é sempre mais provável que o peixe roce a linha nas pedras)  e o pescador tem de puxar mais pela  cana, a de acção semi-parabólica é mais eficaz que a de acção parabólica e menos provável de partir que a de acção de ponta.

 

Abraço MM.

Companheiro se gostas realmente de pesca e queres tornar-te um pescador que faz boas pescarias regularmente, isto é para ti!
Criei um curso com 60 vídeo-aulas, mais de 23h de puro conteúdo que já ajudou milhares de pescadores. 

CONHECER O CURSO

Ebook Grátis
Os 6 erros que te impedem de apanhar peixe.

Este livro digital é um despertar.
Descobre aqui os erros que estão a impedir-te de apanhar peixe!

Não te preocupes, não vou passar o teu e-mail a terceiros ; )