Chicotes cónicos

manuel monteiro surfcasting Jun 13, 2017

 

Olá amigo pescador, desta vez fiz um vídeo a responder a uma questão que me foi colocada pelo nosso parceiro de pescarias Filipe Caroço.

 

Pediu num comentário do youtube se podia lhe dar uma dica sobre chicotes cónicos.

 

A evolução ao longo do tempo

 

Como não sei que tipo de dica o nosso amigo Filipe se refere, optei por explicar o que são os chicotes cónicos e as linhas cónicas.

 

Antigamente a grande maioria dos pescadores usava nos carretos de pesca linhas muito grossas, tanto porque elas não tinham a qualidade  que têm hoje, como porque para suportar os impactos dos  lançamentos tinha mesmo de ser assim.

 

Nos dias de hoje com a informação que temos disponível, sabemos que quanto mais fina for a linha do carreto melhor. Traz muitas vantagens, a primeira é sem duvida a de conseguir lançamentos muito mais longos. Assim como o vento e o mar "pegam" muito menos nas minhas finas entre outras. Mas o grande problema é sempre suportar o impacto dos lançamentos.

 

O que são chicotes cónicos?

 

Para isso foram inventados os chicotes cónicos que nada mais são que um pedaço de linha cónica normalmente com 15 metros. Que numa ponta tem uma espessura fina que pode ser entre os 0.12 e os os 0.26 milímetros por exemplo. Que é a ponta onde vamos atar a linha que esta no carreto (com uma espessura aproximada).

 

 

Assim conseguimos que fique um nó bem pequeno, que vai passar pelos passadores da cana muito facilmente. Essa mesma linha ao longo dos 15 metros vai engrossando até uma medida suficiente para suportar o impacto do lançamento. Normalmente até medidas entre o 0.46 e o 0.62.

 

O que são linhas cónicas?

 

Já as linha cónicas, são linhas que servem para encher os carretos. São linha finas que no seu final já trazem acoplado o chicote sem nós. Só a titulo de exemplo pode ser uma linha de 220 metros. Os primeiros 200 metros podem ser 0.20 e os últimos 20 metros engrossam do 0.20 para um 0.57mm.

 

 

Abraço MM

Companheiro se gostas realmente de pesca e queres tornar-te um pescador que faz boas pescarias regularmente, isto é para ti!
Criei um curso com 60 vídeo-aulas, mais de 23h de puro conteúdo que já ajudou milhares de pescadores. 

CONHECER O CURSO

Ebook Grátis
Os 6 erros que te impedem de apanhar peixe.

Este livro digital é um despertar.
Descobre aqui os erros que estão a impedir-te de apanhar peixe!

Não te preocupes, não vou passar o teu e-mail a terceiros ; )