Como calibrar as bóias?

manuel monteiro pesca á boia Dec 02, 2016

Amigos pescadores, mais um vídeo para  responder a uma dúvida de um colega, e que com certeza  vai ajudar muitos mais.

Desta vez foi o nosso amigo Nelson Pestana que me perguntou como se deve calibrar as bóias, que ele e os amigos tem dificuldade e saber quanto peso se deve por, e que já lhe disseram que por exemplo numa bóia de  20 gramas devemos colocar  10 gramas de chumbo.
A verdade é que normalmente as bóias tem um número marcado que representa o peso que máximo que suportam (trabalhando na perfeição).
Muitas bóias tem uma marca por onde deve de ficar a água.

 


Bóia calibrada

 


Infelizmente, como mostro no vídeo, nem todas as bóias ficam correctamente calibradas se colocarmos o peso respectivo, sendo assim a única maneira de termos a certeza de que com que peso cada uma vai trabalhar melhor é fazendo o que eu fiz no vídeo, testar primeiro em casa (mesmo com agua doce dá para termos uma ideia )
Até porque muitas vezes é o próprio peso do chumbo que também não corresponde á realidade.

 


Bóia que ficou demasiadamente submersa com o peso indicado.

 

 

 

É muito importante pescarmos com as bóias bem calibradas, pois uma bóia com peso a mais, vai estar sempre a afundar á mínima ondulação, o que além de desgastar a concentração do pescador, vai ser mais difícil de saber quando for o peixe, se o peso for muito pode até nem flutuar.

 


Bóia mal calibrada com o peso indicado.

 

Uma bóia mal calibrada (com pouco peso) também nos vai prejudicar a pescaria, pois como ainda tem um grande reserva de flutuabilidade, quando os peixes dão pequenos toques, não serão  perceptíveis ao pescador.
Além disso o peixe quando for a puxar o isco, como a bóia ainda tem muita flutuabilidade, vai sentir uma grande  resistência para a afundar, o que é mais do que suficiente para o largar imediatamente. 


Abraço MM.

Companheiro se gostas realmente de pesca e queres tornar-te um pescador que faz boas pescarias regularmente, isto é para ti!
Criei um curso com 60 vídeo-aulas, mais de 23h de puro conteúdo que já ajudou milhares de pescadores. 

CONHECER O CURSO

Ebook Grátis
Os 6 erros que te impedem de apanhar peixe.

Este livro digital é um despertar.
Descobre aqui os erros que estão a impedir-te de apanhar peixe!

Não te preocupes, não vou passar o teu e-mail a terceiros ; )