Desfazer cabeleiras

hermínio rodrigues pesca achigã Apr 17, 2020

Fazer as vulgares cabeleiras quando se pesca com conjuntos de casting é normal. Vai acontecer, uma ou outra vez, algumas delas por culpa do pescador e outras por fatores alheios.

 

Desta vez não vou explicar como se evitam, vamos tratar de perceber a melhor forma de desfazer cabeleiras depois de terem acontecido. Até porque, mesmo com todos os cuidados, pode acontecer ao mais experiente dos pescadores.

 

Por que acontecem as cabeleiras

 


Acontece aos melhores.

 

É uma consequência da dinâmica deste tipo de carretos. Quando o alvo é atingido, se não travarmos com o polegar, o tambor tem tendência a continuar a rodar, obrigando a linha a desenrolar sem que possa sair e enrolando sobre o tambor mais vezes que o que seria desejável.

 

Em termos simples é essa a explicação. No entanto, basta que não se calibre bem o peso a amostra, usando o travão da bobina, para que, num simples lançamento, o tambor rode mais rápido que a saída da linha… Basta uma volta a mais para que a cabeleira se forme.

 

Pelo mesmo processo, é normal fazerem-se mais destes sarilhos quando lançamos contra o vento. Por vezes, basta uma rajada forte demais para a nossa afinação, para que se desenvolvam.

 

Outro processo de formação ocorre quando, sem querer, a nossa amostra bate em algo no momento do lançamento.

 

Como desfazer cabeleiras

 


Esta pode ser a solução

 

Os casos mais graves, que normalmente ocorrem quando empregamos mais força no lançamento, só mesmo com uma tesoura.

 

Todavia, na maior parte dos casos, um pouco de paciência conseguimos desfazer as cabeleiras. É muito importante que se desfaçam bem todos os elos soltos e que se volte a colocar a linha na bobina exercendo alguma pressão, para evitar folgas.

 

Um amigo ensinou-me um truque que eu só utilizo quando tento soltar os elos e a linha prende. Como mostro no vídeo, eu coloco a unha do polegar no tambor e aperto com quatro ou cinco voltas à manivela.

 

Dá ideia de que vou apertar e estragar tudo… Mas o que ocorre é algo bem diverso: a pressão exercida sobre a zona de prisão acaba por soltar quando reiniciamos o trabalho de desenrolar ao elos.

 

Espero ter ajudado com esta informação. Se ainda não viu o curso de iniciação gratuito pode inscrever-se clicando aqui. 

Caso pretendam uma informação completa e muito mais detalhada, podem ver o nosso curso de Achigã.

 

 

Companheiro se gostas realmente de pesca e queres tornar-te um pescador que faz boas pescarias regularmente, isto é para ti!
Criei um curso com 60 vídeo-aulas, mais de 23h de puro conteúdo que já ajudou milhares de pescadores. 

CONHECER O CURSO

Ebook Grátis
Os 6 erros que te impedem de apanhar peixe.

Este livro digital é um despertar.
Descobre aqui os erros que estão a impedir-te de apanhar peixe!

Não te preocupes, não vou passar o teu e-mail a terceiros ; )