Lançamentos - Canas de 4,20m ou 5m?

manuel monteiro surfcasting Jun 27, 2016

Amigos pescadores, neste artigo abordo um tema que tem dado muito muito que falar já há muitos anos.

 

Canas de 4,20m e 4,50m

 

Quando se fala de pesca de praia, onde não temos de ultrapassar obstáculos com rochas, eu considero as canas com 4,20m ou no máximo 4,50m o ideal, pois são muito mais leves logo mais fáceis de manusear.

 

Canas de 5 metros

 

Já as canas de 5m além de mais pesadas (que por si só já é muito relevante) uma cana ao ser mais comprida funciona como uma alavanca, mas neste caso como não temos um ponto de apoio a meio da alavanca, quanto maior for mais difícil se torna, e ainda temos muito mais área de resistência ao ar
que pode parecer que uma vara fina não oferece muita resistência ao ar durante o lançamento mas quem já esteve com uma cana de pesca na mão num dia de vento sabem bem de que estou a falar.

 

Argumentos

 

Óbvio que cada caso é um caso, se um homem com 1,90m com 100 kg até pode “puxar” melhor com uma cana de 4,50m, para um pescador com 1,60m e 55kg não vai ser igual.

 

O primeiro argumento que os “defensores” das canas de 5m me costumam dizer, por incrível que possa parecer é mesmo o de espetarem a cana na areia e como é mais comprida mantém a linha mais alta, logo mais afastada da rebentação.

 

Mas obviamente essa situação é facilmente ultrapassada com um tripé para as canas, ou até mesmo um suporte de alumínio com 1,50m.

 

Vantagens

 

Uma cana mais comprida tem muitas vantagens sem dúvida quando se pesca em falésias ou mesmo em pesqueiros baixos mas rochosos.

 

Pois durante a luta com um peixe e principalmente no momento de o retirar da agua, todo o comprimento que a cana apresentar a mais vai sem duvida facilitar a tarefa.

 

Mas é como escrevi no inicio, a melhor cana é aquela a que nos adaptamos melhor!

 

Abraço MM

Companheiro se gostas realmente de pesca e queres tornar-te um pescador que faz boas pescarias regularmente, isto é para ti!
Criei um curso com 60 vídeo-aulas, mais de 23h de puro conteúdo que já ajudou milhares de pescadores. 

CONHECER O CURSO

Ebook Grátis
Os 6 erros que te impedem de apanhar peixe.

Este livro digital é um despertar.
Descobre aqui os erros que estão a impedir-te de apanhar peixe!

Não te preocupes, não vou passar o teu e-mail a terceiros ; )